Sumario.
1- Introdução.
2-
Mapeamento dos
negociadores.
3-
Mapeamento
das habilidades essenciais dos negociadores.
4-
Analise e
planejamento.
5- Cultura e clima
organizacional.
6- Freedback.
7- Planejamento.
8- Conclusão.
Introdução.
Em uma reunião de planejamento e trabalho, em nossa gravadora ultra
records, foi apresentado um projeto de uma nova filial pelo senhor Jorge
Andrade, para o interior de São Paulo, baseada em uma pesquisa, onde foi
observado custo, logística, impacto, ambiental e benefícios para região. Com
essa nova filial, poderemos obter uma melhor logística facilitando o trabalho
de distribuição, bem como reduzindo custos operacionais e de transportes.
Aprovado o projeto por todos da diretoria, começamos o planejamento para
execução da obra, compramos o terreno em um bairro de classe media, apresentamos
o projeto na prefeitura e foi aprovado pelos órgãos competentes.
Quando os moradores do bairro Bom Jardim, na pessoa do líder da associação Sr. Carlos Henrique, ficaram sabendo da
instalação da gravadora, pediram junto a prefeitura que não fosse instalada a gravadora naquele
bairro. Foi marcada uma reunião para negociação entre ambas as partes.
Lembrando que gravadora já tem o alvará de construção expedido pela prefeitura,
um ponto pra gravadora.
Foi nomeado pela gravadora o Sr. Jorge Andrade para fazer essa
negociação.
2- Mapeamento dos Negociadores.
Associação de Moradores do Bairro Bom Jardim.
Líder: Carlos Henrique.
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Formação: Gestor Publico, atua na área de liberação de alvará
de funcionamento de estabelecimentos. Tem informações privilegiadas.
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Objetivo: Impedir a construção da Gravadora.
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Alegação: Perturbação da ordem Pública.
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Argumentos: Barulho, Segurança e infraestrutura (trânsito).
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Informações relevantes:
Público conservador, questionador bem organizado. A maior parte deles é do
terceiro setor.
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Estímulos a Negociação:
Tem a ideia fixa, de que o bairro esta ótimo, não precisa de melhorias.
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Perfil do Negociador. Gravadora
Ultra Records. Sr:
Jorge Andrade
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Formação: Administração
muita experiência em negociar e
resolver conflitos.
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Objetivo: Obter a liberação, instalar a gravadora no bairro e trazer
progresso para região.
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Alegação: O progresso é inevitável, e trás benefícios com ele,
transtornos hoje, melhorias amanha, todos devem ganhar.
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Estímulos a Negociação: Pode contribuir para melhorias no
bairro, com base em uma pesquisa, a muito que melhorar.
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3- Mapeamento
das habilidades dos negociadores.
3.1 Segundo o modelo de Jung, os moradores do
bairro, representados pelo senhor Carlos Henrique, adotam um modelo restritivo,
onde pensam em seus próprios interesses sem levar em consideração as
necessidades da gravadora, e do progresso que poderá vir para o bairro com a
construção da gravadora.
3.2 Pelo modelo padrão de Jung, o negociador da gravadora tem
um perfil confrontador, tendo a certeza da criação da gravadora no bairro, é
amistoso e colaborativo, explanando os prós do projeto e confiando na mudança
de postura dos moradores do bairro.
4- Analise e planejamento.
4.1 O senhor Carlos Henrique, líder e
defensor da Associação de Moradores do Bairro, não aceita e está com receio da
Construção da Gravadora de Música, alegando que com a instalação desta empresa
irá perturbar a tranquilidade dos moradores devido barulho, e afetará a
segurança dos moradores do bairro devido à quantidade de pessoas estranhas que
irão frequentar o local, o trânsito ficará mais perigoso, pelo fato de que vão
circular mais veículos no local e assim perturbar a ordem pública.
Outro
questionamento é que é um bairro residencial e que a maioria dos moradores são muito conservadores e questionadores
que prezam pela tranquilidade e descanso. Por fim cita que o bairro não precisa
de progressos advindos deste empreendimento para melhorar.
4.2 De outro lado, o senhor
Jorge Andrade, gerente de negociações e porta voz da empresa gravadora de
música, vem defender a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no
bairro. Com isso, vem apresentar uma proposta para fazer uma negociação sem prejuízos
para a população envolvida no caso e para a gravadora.
4.3 Pela análise
da situação, a Gravadora insiste em montar sua empresa neste local pelo fato em
estudos realizados serem de acordo com os padrões requisitados, logística fácil
acesso a transporte. E as propostas da empresa são as
melhores possíveis, e quer manter uma relação amigável com os moradores do
bairro, para adquirir confiança e manter um relacionamento simpático com todos
para acalmar as irritações e assim se chegar a um consenso e para isso quer
introduzir algumas propostas para aplicar a infraestrutura da localidade assim
como estar dentro dos padrões exigidos de segurança e de respeito para como os
moradores locais. Gravadora –
Trânsito será investido em sinalizações e faróis, assim como negociará com a
Prefeitura a possibilidade de uma obra de retorno junto a rodovia.
Barulho - Como já foi dito anteriormente temos uma Tecnologia de ponta (aprova de som), que convidamos os moradores a nos visitar em nossa Matriz para constatar a tecnologia anunciada. Segurança – Estudaremos junto a Associação a colocação de câmeras de segurança e também vigilância dia e noite.
Barulho - Como já foi dito anteriormente temos uma Tecnologia de ponta (aprova de som), que convidamos os moradores a nos visitar em nossa Matriz para constatar a tecnologia anunciada. Segurança – Estudaremos junto a Associação a colocação de câmeras de segurança e também vigilância dia e noite.
5- Cultura e clima organizacional.
Cultura da Gravadora é de liderança
participativa e os funcionários tem liberdade de opinar sobre determinadas
decisões, assim como ela é aberta a opiniões e críticas vindas por parte dos
moradores. Porém com as manifestações a mudança do clima organizacional,
principalmente entre os colaboradores que terão promoções para a nova sede, se
tornou tenso e houve uma redução já esperada na produtividade, mais nada que
comprometa o projeto inovador e desafiador.
Uma forma de minimizar os impactos
gerados por essa mudança abrupta nos planos em curto prazo é a boa comunicação
interna na empresa, além da transparência do que está ocorrendo na disputa com
os moradores do bairro, tentando deixar os funcionários a par da situação a fim
de haver menos tensão.
6- Freedback.
Segundo a reunião feita junto aos moradores
do bairro com o negociador da gravadora, constada no apêndice III do
questionário, a maioria dos pontos foi tida como empatada, pois os moradores
apoiaram a ideia da visita a matriz para constatar a eficácia da blindagem da
gravadora para abafar os sons, e do investimento da gravadora em semáforos e
sinalização, além do apoio do órgão responsável para direcionar o transito da
rodovia, para melhorar a circulação no bairro.
Além disto, será apresentada a
proposta de um grupo de vigias, contratados pela gravadora fazerem ronda pelo
bairro, a fim de melhorar a segurança, e a sensação de segurança, durante dia e
noite, junto com contato da prefeitura solicitando aumento da vilia por parte
dos guardas municipais em períodos de eventos e afins.
Estas
ideias apresentadas serão, possivelmente, apoiadas pelos moradores do bairro,
que levarão para votação e retorno para próxima reunião.
7- Planejamento.
7.1 Em
acordo de partes o projeto adotado será que a gravadora poderá finalizar sua
construção de forma normal, mas após o início das atividades terá prazo de 90
dias para os investimentos em infraestrutura das ruas e da segurança no bairro,
sob pena de multa de valor determinado em contrato para atraso nos
investimentos, e reunião com grupo de moradores quinzenalmente para acolhimento
de opiniões e críticas.
7.2 A
associação de moradores contara com a transparência da gravadora, e do bom
andamento destes projetos e da postura da prefeitura e dos órgãos públicos,
tendo parecer para caso não haja um acordo de continuidade da gravadora até o 6º
mês, que será feito um novo protesto para o seu fechamento, perante a
prefeitura.
A
gravadora cumprindo com o que foi aprovado por ambas as partes, a associação de
moradores se compromete também a cumprir o acordo.
8- Considerações finais.
Aprendemos com essa negociação que conflitos podem ser resolvidos a
partir de uma boa comunicação, onde as partes foram confrontadas por suas
convicções, diante da realidade do progresso nas nossas cidades, o progresso é
bem vindo porem sabe-se, que com ele vêm benfeitorias e alguns desconfortos,
toda mudança gera desconforto porem mudanças produzem desafios que abrem novos
horizontes.
CARAVANTES, Geraldo R.. Comportamento Organizacional.
Porto Alegre: ICDEP, 2008. (Livro Principal)
MARTINELLI,
Dante P.. Negociação: aplicações práticas de uma abordagem sistêmica.. 1ª ed.
São Paulo: Saraiva, 2009. (Livro Principal)
Portal Jovem Pan Online - Rádio
Pan-americana S/A
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