segunda-feira, 25 de maio de 2015

Trabalho desafio Profissional. Anhanguera. gravadora.

Sumario.

1-    Introdução.
2-    Mapeamento dos negociadores.
3-    Mapeamento das habilidades essenciais dos negociadores. 
4-    Analise e planejamento.
5-    Cultura e clima organizacional.
6-    Freedback.
7-    Planejamento.
8-    Conclusão.







Introdução.

Em uma reunião de planejamento e trabalho, em nossa gravadora ultra records, foi apresentado um projeto de uma nova filial pelo senhor Jorge Andrade, para o interior de São Paulo, baseada em uma pesquisa, onde foi observado custo, logística, impacto, ambiental e benefícios para região. Com essa nova filial, poderemos obter uma melhor logística facilitando o trabalho de distribuição, bem como reduzindo custos operacionais e de transportes. 
Aprovado o projeto por todos da diretoria, começamos o planejamento para execução da obra, compramos o terreno em um bairro de classe media, apresentamos o projeto na prefeitura e foi aprovado pelos órgãos competentes.
Quando os moradores do bairro Bom Jardim, na pessoa do  líder da associação  Sr. Carlos Henrique, ficaram sabendo da instalação da gravadora, pediram junto a prefeitura que  não fosse instalada a gravadora naquele bairro. Foi marcada uma reunião para negociação entre ambas as partes. Lembrando que gravadora já tem o alvará de construção expedido pela prefeitura, um ponto pra gravadora.
Foi nomeado pela gravadora o Sr. Jorge Andrade para fazer essa negociação.



2- Mapeamento dos Negociadores.

 Associação de Moradores do Bairro Bom Jardim. Líder: Carlos Henrique.

Formação: Gestor Publico, atua na área de liberação de alvará de funcionamento de estabelecimentos. Tem informações privilegiadas.

Objetivo: Impedir a construção da Gravadora.

Alegação: Perturbação da ordem Pública.

Argumentos: Barulho, Segurança e infraestrutura (trânsito).


 Informações relevantes: Público conservador, questionador bem organizado. A maior parte deles é do terceiro setor.
 Estímulos a Negociação: Tem a ideia fixa, de que o bairro esta ótimo, não precisa de melhorias.


 


























 Perfil do Negociador. Gravadora Ultra Records. Sr: Jorge Andrade

 Formação: Administração muita  experiência em negociar e resolver conflitos.


Objetivo: Obter a liberação,   instalar a gravadora no bairro e trazer progresso para região.



Alegação: O progresso é inevitável, e trás benefícios com ele, transtornos hoje, melhorias amanha, todos devem ganhar.



Estímulos a Negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro, com base em uma pesquisa, a muito que melhorar.

 























3- Mapeamento das habilidades dos negociadores.
 3.1 Segundo o modelo de Jung, os moradores do bairro, representados pelo senhor Carlos Henrique, adotam um modelo restritivo, onde pensam em seus próprios interesses sem levar em consideração as necessidades da gravadora, e do progresso que poderá vir para o bairro com a construção da gravadora.
3.2 Pelo modelo padrão de Jung, o negociador da gravadora tem um perfil confrontador, tendo a certeza da criação da gravadora no bairro, é amistoso e colaborativo, explanando os prós do projeto e confiando na mudança de postura dos moradores do bairro.

4- Analise e planejamento.

4.1 O senhor Carlos Henrique, líder e defensor da Associação de Moradores do Bairro, não aceita e está com receio da Construção da Gravadora de Música, alegando que com a instalação desta empresa irá perturbar a tranquilidade dos moradores devido barulho, e afetará a segurança dos moradores do bairro devido à quantidade de pessoas estranhas que irão frequentar o local, o trânsito ficará mais perigoso, pelo fato de que vão circular mais veículos no local e assim perturbar a ordem pública.
Outro questionamento é que é um bairro residencial e que a maioria dos moradores     são muito conservadores e questionadores que prezam pela tranquilidade e descanso. Por fim cita que o bairro não precisa de progressos advindos deste empreendimento para melhorar.

        4.2 De outro lado, o senhor Jorge Andrade, gerente de negociações e porta voz da empresa gravadora de música, vem defender a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro. Com isso, vem apresentar uma proposta para fazer uma negociação sem prejuízos para a população envolvida no caso e para a gravadora.

4.3  Pela análise da situação, a Gravadora insiste em montar sua empresa neste local pelo fato em estudos realizados serem de acordo com os padrões requisitados, logística fácil acesso a transporte. E as propostas da empresa são as melhores possíveis, e quer manter uma relação amigável com os moradores do bairro, para adquirir confiança e manter um relacionamento simpático com todos para acalmar as irritações e assim se chegar a um consenso e para isso quer introduzir algumas propostas para aplicar a infraestrutura da localidade assim como estar dentro dos padrões exigidos de segurança e de respeito para como os moradores locais. Gravadora – Trânsito será investido em sinalizações e faróis, assim como negociará com a Prefeitura a possibilidade de uma obra de retorno junto a rodovia.
Barulho - Como já foi dito anteriormente temos uma Tecnologia de ponta (aprova de som), que convidamos os moradores a nos visitar em nossa Matriz para constatar a tecnologia anunciada. Segurança – Estudaremos junto a Associação a colocação de câmeras de segurança e também vigilância dia e noite.

5- Cultura e clima organizacional.
          Cultura da Gravadora é de liderança participativa e os funcionários tem liberdade de opinar sobre determinadas decisões, assim como ela é aberta a opiniões e críticas vindas por parte dos moradores. Porém com as manifestações a mudança do clima organizacional, principalmente entre os colaboradores que terão promoções para a nova sede, se tornou tenso e houve uma redução já esperada na produtividade, mais nada que comprometa o projeto inovador e desafiador.
Uma forma de minimizar os impactos gerados por essa mudança abrupta nos planos em curto prazo é a boa comunicação interna na empresa, além da transparência do que está ocorrendo na disputa com os moradores do bairro, tentando deixar os funcionários a par da situação a fim de haver menos tensão.  

6- Freedback.  
Segundo a reunião feita junto aos moradores do bairro com o negociador da gravadora, constada no apêndice III do questionário, a maioria dos pontos foi tida como empatada, pois os moradores apoiaram a ideia da visita a matriz para constatar a eficácia da blindagem da gravadora para abafar os sons, e do investimento da gravadora em semáforos e sinalização, além do apoio do órgão responsável para direcionar o transito da rodovia, para melhorar a circulação no bairro. Além disto, será apresentada a proposta de um grupo de vigias, contratados pela gravadora fazerem ronda pelo bairro, a fim de melhorar a segurança, e a sensação de segurança, durante dia e noite, junto com contato da prefeitura solicitando aumento da vilia por parte dos guardas municipais em períodos de eventos e afins.
Estas ideias apresentadas serão, possivelmente, apoiadas pelos moradores do bairro, que levarão para votação e retorno para próxima reunião.                          
7- Planejamento.
        7.1 Em acordo de partes o projeto adotado será que a gravadora poderá finalizar sua construção de forma normal, mas após o início das atividades terá prazo de 90 dias para os investimentos em infraestrutura das ruas e da segurança no bairro, sob pena de multa de valor determinado em contrato para atraso nos investimentos, e reunião com grupo de moradores quinzenalmente para acolhimento de opiniões e críticas.
          7.2 A associação de moradores contara com a transparência da gravadora, e   do bom andamento destes projetos e da postura da prefeitura e dos órgãos públicos, tendo parecer para caso não haja um acordo de continuidade da gravadora até o 6º mês, que será feito um novo protesto para o seu fechamento, perante a prefeitura.
 A gravadora cumprindo com o que foi aprovado por ambas as partes, a associação de moradores se compromete também a cumprir o acordo.
 8- Considerações finais.
Aprendemos com essa negociação que conflitos podem ser resolvidos a partir de uma boa comunicação, onde as partes foram confrontadas por suas convicções, diante da realidade do progresso nas nossas cidades, o progresso é bem vindo porem sabe-se, que com ele vêm benfeitorias e alguns desconfortos, toda mudança gera desconforto porem mudanças produzem desafios que abrem novos horizontes.



 Referencias bibliográficas.

CARAVANTES, Geraldo R.. Comportamento Organizacional. Porto Alegre: ICDEP, 2008. (Livro Principal)
MARTINELLI, Dante P.. Negociação: aplicações práticas de uma abordagem sistêmica.. 1ª ed. São Paulo: Saraiva, 2009. (Livro Principal)
Portal Jovem Pan Online - Rádio Pan-americana S/A



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